CONCURSO DE BLOG EDUCACIONAL

CONCURSO DE BLOG EDUCACIONAL
http://geteblog.blogspot.com/

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Momento com Deus no Colégio Estadual Novo Horizonte!

 Palavras de Força que levam os jovens a refletir sobre suas atitudes e a vencer os problemas do dia-a-dia.(Idealizado pela aluna Márcia Pimentel, do 2º Período - Vespertino)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

LISTA DE EXERCÍCIOS FERNANDO

GALERA ESTAMOS POSTANDO A LISTA DE FÍSICA DO PROFESSOR FERNANDO

I Lista de exercícios - 1°Período

1-Transforme:

a)25m/s em Km/h
b)54km/h em m/s
c)10m/s em km/h
d)36km/h em m/s

2-Calcule a velocidade escalar média de um móvel no trecho da figura abaixo.


3-Um corredor percorre 300m em 30s. Qual será sua velocidade média?

4-Uma linha de ônibus urbano tem um trajeto de 40km. Sabendo que um ônibus percorre esse trajeto em 120min, qual será sua velocidade média em km/h?

5-Um carro sai de uma cidade A às 06:30 com destino a cidade B que está a 400km de distância em relação à A. Se o carro chegar a cidade B às 10:30, determine o tempo gasto durante a viagem e a velocidade média desenvolvida pelo carro em m/s.

6-Um móvel percorre 100km a uma velocidade de 60km/h, e em seguida desloca 40km com 80km/h de velocidade. A velocidade média total durante o percurso será?

7-A fila única de clientes em um banco tem comprimento médio de 10m. Em média a distância entre as pessoas na fila é de 0,5m. Os clientes são atendidos por dois caixas. Cada um leva cerca de 3min para atender um cliente.

a)Qual a velocidade média dos clientes ao longo da fila?
b)Quanto tempo um cliente gasta na fila?

8-Um corpo movimenta-se segundo a função horária S=30 + 2t (no SI). Determine:

a)sua posição inicial e a velocidade do corpo;
b)sua posição no instante 5s.

9- Um carro movimenta-se segundo a função horária S=80 +4t (no SI). Calcule:

a)sua posição inicial e a velocidade do carro;
b)sua posição ao se passar 10s;
c)o instante em que o carro está na posição 120m.

10-A função horária S=50 -10t (no SI), representa o deslocamento de um objeto em MRU (Movimento Retilíneo Uniforme). Encontre:

a)a posição inicial e a velocidade do objeto;
b)sua posição no instante 3s;
c)o instante em que o objeto encontra-se na origem das posições;
d)classifique o tipo de movimento.

11-O deslocamento de um objeto em MRU (Movimento Retilíneo Uniforme) obedece função horária S=12+6t (no SI). Encontre:

a)a posição inicial e a velocidade do objeto;
b)sua posição no instante 5s;
c)o instante em que o objeto encontra-se na posição48m:
d)classifique o tipo de movimento.

12-Dado o gráfico abaixo, encontre:


a)a velocidade média;
b)a função horária da posição;
c)a posição no instante 10s.

13-Analisando o gráfico abaixo, determine:


a)a velocidade média;
b)a função horária da posição;
c)a posição no instante 6s.

14- Dois corredores partem, ao encontro um do outro dos extremos de uma pista retilínea de 160m de comprimento. Sabendo que suas velocidades são iguais a 3m/s e 5m/s, calcule o tempo do encontro.


15- Dois corredores partem, ao encontro um do outro dos extremos de uma pista retilínea de 80m de comprimento. Sabendo que suas velocidades são iguais a 2m/s e 3m/s, calcule o tempo do encontro.


16- Em uma estrada um caminhão e um carro viajam, correndo no mesmo sentido. Suas velocidades são iguais a 20m/s e 30m/s, respectivamente. Sabendo que o carro está 120m atrás do caminhão, determine o instante em que o carro alcança o caminhão.


17- Em uma estrada um caminhão e um carro viajam, correndo no mesmo sentido. Suas velocidades são iguais a 10m/s e 30m/s, respectivamente. Sabendo que o carro está 180m atrás do caminhão, determine o instante em que o carro alcança o caminhão. Dê a resposta em segundos.


18- Um móvel sai da posição 90m no instante 2s, e chega à posição 2010m no instante 20s. Determine sua velocidade média em km/h.

19- Uma escada rolante de 3m de altura e 4m de base transporta uma pessoa da base até o topo da escada num intervalo de tempo de 10s. Determine a velocidade média dessa pessoa.


20-Um objeto gasta 20s para se deslocar da posição 50m e chegar na posição 650m. Qual foi a velocidade média desenvolvida durante o percurso?


I Lista de exercícios 2°Período

1-Determine a aceleração adquirida por um corpo de massa 6kg, sabendo que sobre ele atua uma força resultante de intensidade 12N.

2-Um bloco de massa 12kg desliza sobre um plano horizontal sujeito a ação das forças F1 e F2, conforme indica a figura. Sendo a intensidade das forças respectivamente iguais a 30N e 6N, determine a aceleração do bloco.

3- Sobre uma superfície horizontal liza, um bloco de massa 5kg desliza devido a ação das forças F1 e F2, conforme indica a figura. Sendo a intensidade das forças respectivamente iguais a 40N e 25N, determine a aceleração do bloco.

4-Seja um automóvel de massa 1100kg, inicialmente em repouso, acelera atingindo uma velocidade de 24m/s num intervalo de 12s. Qual será a força resultante realizada sobre o automóvel.

5- Um carro de massa 1300kg, estava inicialmente em repouso, em seguida ele acelera atingindo uma velocidade de 36m/s num intervalo de 18s. Calcule a força resultante no carro.

6-Considere um veículo de massa 1050kg em uma pista, quando de repente a 30m/s resolve frear e pára após ter percorrido 45m. Qual será a força aplicada pelos freios?

7- Um veículo a 12m/s vê um obstáculo a sua frente e freia após percorrer 10m. Sua massa é de 1120kg. Calcule a força exercida pelos freios para parar o veículo.

8-Um caixote está em repouso sobre um plano horizontal quando é impulsionado por uma força de 5N durante 40s. Sendo 90km/h a velocidade adquirida pelo caixote. Determine a massa do caixote.

9- Um bloco em inicialmente em repouso sobre um plano horizontal é impulsionado por uma força de 8N durante 30s. Sendo 72km/h a velocidade adquirida pelo caixote. Determine a massa do caixote.

10-Uma mola possui constante elástica de 40N/cm. Qual será sua deformação, quando for solicitada por uma força de 20N?

11-Uma mola não deformada, possui comprimento de 20cm. Sabendo que sua constante elástica é de 5N/cm e que uma força de 25N é colocada na mola, determine:

a)o alongamento sofrido pela mola;
b)o comprimento final da mola.

12-Dado o gráfico abaixo mostra como varia a intensidade da força tensora aplicada a uma mola em função da deformação produzida.

a)qual a constante elástica da mola;
b)qual a intensidade da força tensora quando x=10cm?

13- Uma mola de constante elástica igual a 15N/cm é solicitada por uma força de 60N. Qual será a deformação sofrida pela mola.

14-Uma mola não deformada, possui comprimento de 16cm. Pendura-se um peso de 18N. Sabenso que sua constante elástica é de 6N/cm, determine:

a)o alongamento sofrido pela mola;
b)o comprimento final da mola.

15-Um cientista vai para uma missão na Lua, e veste uma roupa de astronauta, ao aferir sua massa percebeu que estava com 160kg. Qual será seu peso na lua? Considere a gravidade na lua 1,6m/s2.

16-Um astronauta tem peso na terra de 750N. Qual será seu peso na Lua?

17-Em uma missão no Planeta X, um cientista usando as vestimentas de astronautas, estava com peso de 860N na terra. Quanto seria o peso no Planeta X, sabendo que lá a gravidade é de 0,8m/s2?

18- Quanto vale a gravidade do planeta Y, sabendo que a massa do astronauta e o peso do astronauta, são respectivamente iguais a 78kg e 520N?


I Lista de exercícios - 3°Período

1- Se um termômetro Celsius mede 39 ºC no corpo de uma mulher, quais seriam os valores medidos nos termômetros Kelvin e Fahrenheit?

2- Numa das regiões mais frias do mundo, o termômetro indica -68 ºF. Qual será o valor dessa temperatura na escala Celsius?

3- Ao medir a temperatura de um gás, verificou que a leitura era a mesma, tanto na escala Celsius como na Fahrenheit. Qual era essa temperatura?

4- Representamos graficamente as escalas de graduação de três termômetros, A, B e C .

Calcule o número de graus a que corresponde, em cada escala, uma temperatura de 60 ºF.

5- Um médico inglês mede a temperatura de um paciente com suspeita de infecção e obtém em seu termômetro clínico o valor de 106 ºF. Tem ele motivo de preocupação com o paciente?

6- Um termômetro foi graduado incorretamente em graus Celsius. Ele assinala 3º C para o gelo em fusão e 93º C para a água em ebulição, sob pressão normal. Determine a única temperatura, em graus Celsius, que esse termômetro assinala corretamente.

7- Dois termômetros, Z e W, marcam, nos pontos de fusão do gelo e de ebulição da água, os seguintes valores:


Qual será o valor que as escalas apresentam a mesma temperatura?

8-Uma menina vai ao Chile e lhe informam que, neste país, em janeiro, a temperatura média é de 54,4°F. Qual o valor desta temperatura na escala Celsius?

9- Um termômetro graduado na escala E assinala -40°E para a temperatura de fusão do gelo (sob pressão normal) e 210°E para a temperatura de ebulição da água (sob pressão normal). Qual deve ser o valor da temperatura ambiente na escala E, sabendo-se que em um termômetro graduado na escala Celsius ela vale 20°C?

10-Uma barra de cobre cujo coeficiente de dilatação linear é 1,7.10-6°C-1, tem comprimento de 200cm à temperatura de 50°C. Calcule o comprimento dessa barra à temperatura de 450°C.

11- Uma barra de ferro tem comprimento 8m a 8ºC. Sabendo que o coeficiente de dilatação linear do ferro é igual a 12.10-6 ºC-1, calcule:

a) o comprimento final da barra a 20ºC.
b) o comprimento final da barra a -10ºC.

12- Uma barra de alumínio tem comprimento de 30 cm a 100ºF. Sabendo que o coeficiente de dilatação linear do alumínio é de 22.10-6 ºC-1, calcule a dilatação linear da barra quando sua temperatura se eleva para 60ºC.

13- Uma barra de comprimento x a 0ºC é aquecida e tem seu comprimento em função do aumento de temperatura T dado pelo gráfico:

a)qual o coeficiente de dilatação linear desse material?
b)encontre o comprimento x da barra.

14- Uma barra de metal mede 3,5m a 10ºC. Tal barra, posta num forno, e decorrido certo tempo, aumenta de comprimento e se torna igual a 3,8m. Sendo o coeficiente de dilatação linear desse metal 12.10-6 ºC-1, calcule a temperatura do forno.

15- Uma barra de alumínio tem comprimento de 9m a 41ºF. Sabendo que o coeficiente de dilatação linear do alumínio é de 22.10-6 ºC, calcule a dilatação linear da barra quando sua temperatura se eleva para 80ºC.

16- Uma barra de comprimento x a 0ºC é aquecida e tem seu comprimento em função do aumento de temperatura T dado pelo gráfico:

a)qual o coeficiente de dilatação linear desse material?
b)encontre o comprimento x da barra.

17- Uma barra de cobre cujo coeficiente de dilatação linear é 1,7.10-6°C-1, tem comprimento de 150cm à temperatura de 35°C. Calcule o comprimento dessa barra à temperatura de 235°C.

18- Uma barra de ferro tem comprimento 120cm a 8ºC. Sabendo que o coeficiente de dilatação linear do ferro é igual a 12.10-6 ºC-1, calcule:
a) o comprimento final da barra a 42ºC.
b) o comprimento final da barra a -16ºC.

19- Uma barra de metal mede 40cm a 10ºC. Tal barra, posta num forno, e decorrido certo tempo, aumenta de comprimento e se torna igual a 42cm. Sendo o coeficiente de dilatação linear desse metal 12.10-6 ºC-1, calcule a temperatura do forno.

20- Uma barra de alumínio tem comprimento de 95 cm a 18ºF. Sabendo que o coeficiente de dilatação linear do alumínio é de 22.10-6 ºC-1, calcule a dilatação linear da barra quando sua temperatura se eleva parA 100ºC.


I Lista de exercícios - 4°Período

1-Considerando que 1cal=4,2J transforme:

a)25kcal em Joule
b)20J em cal
c)60kcal em Joule
d)12J em cal

2-Um corpo de cobre com 450g de massa sofre um aquecimento de 35°C para 85°C. Sabendo que o calor específico do cobre é de 0,093cal/g°C. Determine:

a)a quantidade de calor recebida pelo bloco;
b) a capacidade térmica do bloco.

3-Quantas calorias perderá 3,5kg de água para que sua temperatura varie de 96°C para 16°C. Considere o calor específico da água 1cal/g°C.

4-Seja o calor específico do ferro igual a aproximadamente 0,1 cal/g°C, qual será a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um pedaço de 90g desse material de 22°C para 45°C.

5-Um objeto de massa 800g recebeu 7kcal, causando uma elevação em sua temperatura de 30°C. Qual é o calor específico desse corpo?

6-O calor específico do ferro é de aproximadamente 0,11 cal/g°C,. Qual será a temperatura final de uma massa de 240g de ferro à temperatura de 42°C, após ter cedido 800cal.

7-O gráfico representa o aquecimento de 360g de uma substância. Encontre:

a)o calor específico da substância;
b)a capacidade térmica da substância.

8- Um corpo de cobre com 125g de massa sofre um aquecimento de 2°C para 27°C. Sabendo que o calor específico do cobre é de 0,093cal/g°C. Determine:

a)a quantidade de calor recebida pelo bloco;
b) a capacidade térmica do bloco.

9- O calor específico do ferro é de aproximadamente 0,11 cal/g°C,. Qual será a temperatura final de uma massa de 0,8kg de ferro à temperatura de 32°C, após ter cedido 1200cal.

10- Quantas calorias perderá 8kg de água para que sua temperatura varie de 60°C para 45°C. Considere o calor específico da água 1cal/g°C.

11- Seja o calor específico do ferro igual a aproximadamente 0,1 cal/g°C, qual será a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um pedaço de 630g desse material de 15°C para 27°C

12- O gráfico representa o aquecimento de 360g de uma substância. Encontre:

a)o calor específico da substância;
b)a capacidade térmica da substância.

13-Um recipiente de latão contém 200g de água a 12 °C. Imerge-se nessa água um bloco de ferro com 60g de massa a 90°C. Desprezando o calor absorvido pelo vaso, calcule a temperatura do equilíbrio térmico.

Dados: calor específico do ferro = 0,11 cal/g°C; calor específico da água = 1 cal/g°C.

14-Uma xícara possui massa de 80g a 28°C. Colocam-se dentro dela 64g de água a 105°C. Determine o calor específico do material que constitui a xícara. A temperatura do equilíbrio térmico ocorreu a 70°C.

15-Um calorímetro de capacidade térmica 12cal/°C contém 200g de água a 104°F. Um corpo com massa desconhecida e temperatura 90°C é colocado no interior do calorímetro. Sendo o calor específico do corpo é 0,42 cal/g°C e que o equilíbrio térmico ocorreu a 50°C, determine a massa desconhecida.

16-Um calorímetro ideal contém 130g de água a 12°C. Uma barra de 90g de massa a 210°C é colocada no interior do calorímetro. Considerando que o equilíbrio térmico ocorre a 160°C, determine o calor específico da barra.

17- Um recipiente de latão contém 65g de água a 32 °C. Imerge-se nessa água um bloco de ferro com 35g de massa a 140°C. Desprezando o calor absorvido pelo vaso, calcule a temperatura do equilíbrio térmico.


Dados: calor específico do ferro = 0,11 cal/g°C.

18- Um calorímetro de capacidade térmica 20cal/°C contém 90g de água a 55°C. Um corpo de massa x e temperatura 180°C é colocado no interior do calorímetro. Sendo o calor específico do corpo é 0,6 cal/g°C e que o equilíbrio térmico ocorreu a 75°C, determine a massa x.

19- Uma xícara possui massa de 72g e está a 15°C de temperatura. Colocam-se dentro dela 40g de água a 82°C. Determine o calor específico do material que constitui a xícara. A temperatura do equilíbrio térmico ocorreu a 60°C.

20- Um calorímetro ideal contém 135g de água a 50°C. Uma barra de 90g de massa a 100°C é colocada no interior do calorímetro. Considerando que o equilíbrio térmico ocorre a 110°C, determine o calor específico da barra.


IV Lista de exercícios - 3°Ano A e B

1-Uma bateria completamente carregada libera 2,1.105 coulombs de carga. Determine, aproximadamente, o tempo em horas que uma lâmpada, ligada nessa bateria, ficará acesa, sabendo que a corrente elétrica é de 1,8A.

2-O feixe de elétrons num tubo de televisão percorre uma distância de 0,6m no espaço evacuado entre o emissor de elétrons e a tela do tubo. Se a velocidade dos elétrons no tubo é 6.108m/s e se a corrente do feixe é 1,5mA, calcule o número de elétrons que há no feixe em qualquer instante.

3-Mediante estímulo, 4.103 íons de K+ atravessam a membrana de uma célula nervosa em 2milissegundo. Calcule a intensidade dessa corrente elétrica.

4- Uma bateria completamente carregada libera 3,5.107 coulombs de carga. Determine, aproximadamente, o tempo em horas que uma lâmpada, ligada nessa bateria, ficará acesa, sabendo que a corrente elétrica é de 4A.

5- O feixe de elétrons num tubo de televisão percorre uma distância de 0,34m no espaço evacuado entre o emissor de elétrons e a tela do tubo. Se a velocidade dos elétrons no tubo é 7.106m/s e se a corrente do feixe é 0,5mA, calcule o número de elétrons que há no feixe em qualquer instante.

6- Mediante estímulo, 2,2.108 íons de K+ atravessam a membrana de uma célula nervosa em 3milissegundo. Calcule a intensidade dessa corrente elétrica.

7-O filamento de tungstênio de uma lâmpada têm resistência de 15Ω a 35°C. Sabendo que sua secção transversal mede 0,05mm2 e que a resistividade vale 5,51µΩm, determine o comprimento do filamento.

8- Uma resistência de imersão de 6Ω está ligada em uma tomada de tensão 220V. Quanto tempo gastará ela para aquecer 100kg de água que está a 15°C e que depois de aquecida atingirá 48°C? Dados: calor específico da água 1cal/g°C e 1cal=4,2J.

9-Um resistor de 35Ω está ligado a uma fonte de tensão de 450V.

a)Qual a potência consumida?
b)Qual a energia consumida em 1h?

10-Um ferro elétrico consome uma potência de 1800W quando ligado a uma tensão de 220V. Calcule:

a)a intensidade da corente
b)a resistência elétrica do ferro elétrico
c) a energia consumida em 2h (em calorias).

11- Um aluno necessita de um resistor que, ligado em uma tomada de 110V, gere 2800W de potência térmica. Ele constrói o resistor usando um fio de área de secção transversal de 8.10-2mm2 e resistividade elétrica 6.10-7Ω.m.

a)Qual a corrente que passará pelo resistor?
b)Qual será sua resistência elétrica?
c)Quantos metros de fio deverão ser utilizados?

12- Um chuveiro elétrico de 220V dissipa uma potência de 4,2KW. Quanto custará um banho de 15min de duração se a tarifa é de R$0,45 por KWh?

13- Um chuveiro elétrico de 110V dissipa uma potência de 5KW. Quanto custará um banho de 20min de duração se a tarifa é de R$0,50 por KWh?

14- Um chuveiro elétrico de 220V dissipa uma potência de 5,5KW. Quanto custará um banho de 15min de duração se a tarifa é de R$0,40 por KWh?

15- Um aluno necessita de um resistor que, ligado em uma tomada de 220V, gere 4000W de potência térmica. Ele constrói o resistor usando um fio de área de secção transversal de 12.10-2mm2 e resistividade elétrica 3.10-7Ω.m.

a)Qual a corrente que passará pelo resistor?
b)Qual será sua resistência elétrica?
c)Quantos metros de fio deverão ser utilizados?

16- Um aluno necessita de um resistor que, ligado em uma tomada de 110V, gere 3320W de potência térmica. Ele constrói o resistor usando um fio de área de secção transversal de 15.10-2mm2 e resistividade elétrica 2.10-7Ω.m.

a)Qual a corrente que passará pelo resistor?
b)Qual será sua resistência elétrica?
c)Quantos metros de fio deverão ser utilizados?

17- Uma resistência de imersão de 10Ω está ligada em uma tomada de tensão 220V. Quanto tempo gastará ela para aquecer 150kg de água que está a 5°C e que depois de aquecida atingirá 82°C? Dados: calor específico da água 1cal/g°C e 1cal=4,2J.

Dados: calor específico do ferro = 0,11 cal/g°C.

18- Uma resistência de imersão de 0,5Ω está ligada em uma tomada de tensão 110V. Quanto tempo gastará ela para aquecer 90kg de água que está a 35°C e que depois de aquecida atingirá 65°C? Dados: calor específico da água 1cal/g°C e 1cal=4,2J.

19- Um resistor de 22Ω está ligado a uma fonte de tensão de 325V.

a)Qual a potência consumida?
b)Qual a energia consumida em 1,5h?

20- Um resistor de 5Ω está ligado a uma fonte de tensão de 220V.

a)Qual a potência consumida?
b)Qual a energia consumida em 0,5h?

sábado, 4 de setembro de 2010

PARABÉNS À NOVA GALERA DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO NOSSO COLÉGIO!

ALUNOS UNIDOS PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!
Galera, eu acredito na capacidade de cada um de vocês! Sei que não será fácil o novo mandato munido de grandes responsabilidades! Vocês não desistiram, ao contrário, lutaram e confiaram em suas potencialidades, por isso venceram! Tenho certeza de que os 1049 alunos que votaram em vocês, acreditaram que terão uma representatividade firme, responsável e justa, na luta pelos seus direitos! Mais uma vez, PARABÉNS:

Presidente Eberth Clayderman -  4º Período B - Matutino

Vice-Presidente Nathan Moura Carvalho -  4º Período D - Matutino

Secretario Geral Rômulo Costa Bandeira - 4º Período F - Noturno

Primeiro Secretário Carlito Crisóstomo de A. Júnior. - 8º Ano B - Vespertino

Tesoureiro Geral Nilson da Costa Guedes - 4º Período F - Noturno

Primeiro Tesoureiro Angelina Alves Moreira - 2º Período B - Matutino

Diretor Social Thaynara da Silva Pimenta - 4º Período F - Noturno

Diretor de Comunicação Christian Vinícius Pereira - 2º Período G - Noturno

Diretor de Esportes Adriano Silva Delfino Júnior - 9º Ano B - Vespertino

Diretor de Cultura Gledson Fernandes Dourado - 9º Ano B - Vespertino

Diretor Políticas Educacionais Márcia Pimentel - 2º Período F -Vespertino

Diretor de Meio Ambiente Jéssica Caroline R. de Moura - 2º Período C - Matutino

Suplente Eloysa Raquel Vieira Barcelos - 8º Ano A - Vespertino




sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Vejam os vídeos das danças apresentadas no Projeto Raízes do turno Vespertino








PROJETO RAÍZES II - VESPERTINO!!!

Galera, o turno vespertino surpreendeu a todos com as apresentações de trabalho! Dentre as apresentações, tivemos dança Portuguesa (resp. profª Elaine), Japonesa (resp. profª. Cláudia), Africana (resp. profª Tatiane) e Espanhola (resp. profª Elaine) como mostram os vídeos, além de um desfile francês muito lindo! Parabéns aos professores, coordenadores e alunos pelo excelente trabalho! Vejam as fotos!

Professoras Eloisecler e Maria Divina - Cultura Africana - 6º ano A e B

Professoras Maria Aparecida e Marry - Influência Indígena - 7º ano A e C


Professores Sônia, Maria Regina e Ricardo - Cultura Italiana - 8º ano C e D


Professoras Eleusa e Flaviana - Cultura Portuguesa - 8º A e B


Professoras Rayanne e Priscila - Cultura Alemã - 9º C e D


Professores Elizabeth, Nancy e Vítor - Cultura Francesa - 2º P.F e 1º P.B


Professora Cláudia - Cultura Japonesa - 7º ano B


Outras imagens do evento...




 






quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PROJETO RAÍZES II - Turno Matutino!

Galera, vejam só como foi o evento Projeto Raízes do turno Matutino!!! As apresentações surpreenderam! Parabéns à todos os alunos, professores e coordenadores do turno!