A árvore que dá origem ao fruto chamado cacau, de nome científico Theobroma cacao, é popularmente chamado de cacaueiro, cacau, árvore-da-vida, podendo atingir até 6 m de altura.
Por ser plantado à sombra da floresta, o cacau foi responsável pela preservação de grandes corredores de mata atlântica no sul do Estado da Bahia no Brasil.
O cacau era considerado pela civilização maia uma fruta dada diretamente pelos deuses aos homens. E, de tão importante, virou até moeda de troca. Nessa época na américa latina não se fazia do cacau o que conhecemos hoje como chocolate. Era feita uma bebida de sabor amargo com as sementes torradas e moídas, misturadas com água e pimenta.
É do cacau que se faz o chocolate através da moagem das suas amêndoas secas e moídas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geléia, destilados finos e sorvete.
Atualmente, enquanto o chocolate movimenta globalmente uma economia de 60 bilhões de dólares/ano, os produtores de cacau ficam apenas com 3,3% da renda gerada.
No Brasil, ele foi cultivado primeiramente na Amazônia, onde já existia em estado natural. Depois passou para o Pará e chegou à Bahia.
O Estado da Bahia produz cerca de 95% do cacau do Brasil (país cuja produção corresponde a mais ou menos 5% da mundial, sendo a Costa do Marfim o maior produtor do planeta, com aproximadamente 40% do total). A região cacaueira da Mata Atlântica, ambiente com recordes em biodiversidade no planeta, com 476 diferentes espécies vegetais por hectare, registrados pelo Jardim Botânico de Nova York, também pode ser chamada de Floresta de Chocolate.
Olá! Bem vindo ao nosso Blog! Em primeiro lugar agradecemos pela sua visita! É um grande prazer recebê-lo aqui neste nosso espaço,através do qual você ficará por dentro de informações sobre o que acontece em nossa unidade escolar,como eventos realizados, projetos desenvolvidos, comemorações,notícia da escola e do mundo dentre outras. Informamos também que neste espaço,o aluno terá acesso a vários textos educativos e informativos,servindo como ferramenta de estudo para os mesmos! Aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário